O QUE É UMA CIRURGIA ARTROSCÓPICA

O processo Cirúrgico Artroscópico é um procedimento de observação para inspecionar e tratar problemas articulares.
Este processo é mais comummente utilizado para o joelho, mas pode ser utilizado também  para o ombro, o quadril, o tornozelo, o pulso e até os dedos.
Se tiver artrite, lesões na cartilagem ou nos ligamentos, ou ainda dores ou articulações fracas, poderá necessitar de uma artroscopia para que o médico possa descobrir o problema.
A artroscopia também pode ser utilizada para tirar amostras de tecido (biópsia) ou para cortar ou retirar partes soltas de tecido, osso ou cartilagem da articulação.
Normalmente é utilizada se for necessário observar o interior da articulação para descobrir a causa de problemas como dores, edemas ou inflamações.
Também se utiliza nos casos em que a cartilagem ou os ligamentos da articulação se rompem, ou se a articulação ficar instável.

A artroscopia em comparação com a cirurgia normal, que apresenta maior  risco de infecção, na artroscopia é menor e as cicatrizes das pequenas incisões (cortes) são menos visíveis.
Também exerce menos pressão sobre as articulações e não demora tanto tempo de recuperação de  uma cirurgia normal.
A artroscopia  pode durar entre 30 minutos a uma hora, e é efetuada estando o paciente sob anestesia local ou geral, fazem-se duas pequenas incisões para que o artróscopo (um tubo fino com uma luz na ponta) e os aparelhos cirúrgicos necessários possam ser inseridos na articulação, onde o  cirurgião observa a tela de monitor que mostra a articulação e, se puder, efetuará, durante esta operação, a reparação ou remoção das partes danificadas.