DOENÇAS QUE AFETAM AS ARTICULAÇÕES

São também conhecida como dor articular, a dor nas articulações pode ser causada por diversas lesões e doenças, e o tamanho do desconforto, dor e incômodo, além da localização da dor podem variar de acordo com a causa.

Além das extremidades ósseas, as articulações são formadas por cartilagem, bursas, tendões, ligamentos e a membrana sinovial, e devido a sua existência conseguimos nos movimentar.

Quais são as principais causas?

Várias, são as doenças e lesões que podem causar dores nas articulações, mas entre elas estão algumas mais comuns.

• Osteoartrite, por exemplo, é a causa mais comum em pacientes adultos com idade superior a 45 anos.São conhecida como: Bicos de papagaio quando localizados na coluna, além da degeneração da cartilagem de uma determinada articulação;
  • Artrite reumatoide, que é uma doença autoimune que causa inflamação, dores e rigidez nas articulações;
  • Bursite,é uma inflamação das bursas, bolsas que ficam cheias de líquidos e absorvem o impacto sobre as proeminências ósseas;
  • Tendinite, que é uma inflamação dos tendões; torções ou tensões que podem ser causadas pelo esforço excessivo ou algum movimento impróprio.Febre reumática, varicela, osteomilite, entre outros.

Como é feito o diagnóstico?

O médico fará algumas perguntas baseadas em seus sintomas. Fique atento se há febre, perda de peso não intencional, dores há mais de três dias na mesma articulação, dores fortes que são insuportáveis, entre outros sinais de alerta. Diga os sintomas e o tempo que estão presentes, as articulações afetadas, e lembre-se quando houver  alguma lesão ou se você já sentiu essa dor antes. Se usou medicamentos, relate quais e se houve melhoras, e fique atento a quaisquer coisas que possam ajudar o médico no diagnóstico.